sábado, 29 de junho de 2013

Equipamentos P90X

DE QUAIS EQUIPAMENTOS VOU PRECISAR?

Uma lista de equipamentos necessários (ou não)


Cá entre nós, o P90X foi feito principalmente com o intuito de vender o Shakeology (suplemento "milagroso" do programa) e também os equipamentos oficiais, com a assinatura "Tony Horton". Mas, para o azar do Beachbody Team, esses produtos não são fáceis de se conseguir aqui no Brasil. Veja a seguir os principais equipamentos, os prós e contras de cada um e algumas alternativas viáveis para quem deseja economizar uma grana:

PESOS (DUMBBELLS) - INDISPENSÁVEL

Muito fáceis de encontrar, os pesos (dumbbells) são bastante utilizados na maioria dos exercícios anaeróbicos do programa, por isso são muito importantes. Se você é sedentário, opte por pesos mais leves como 3 e 5 kg. Devido a sua durabilidade, o preço é bastante levado, portanto não gaste seu dinheiro de uma vez com um conjunto completo de pesos, prefira comprá-los somente à medida que perceber que sua força é suficiente para levantar mais.


BARRA DE PORTA (CHIN-UP BAR) - INDISPENSÁVEL

Existem, basicamente, três modelos de barra de porta. Pela numeração, a barra 1 permite todos os tipos de exercícios requisitados pelo P90X, mas é um pouco cara e parece estar sempre em falta no mercado. Já a barra 2 permite quase todos os exercícios de barra, mas tem a vantagem de servir também como apoio para flexão, além de possuir um preço bem mais acessível. Por outro lado, o desgaste do emborrachado para as mãos é acelerado. Por fim, a barra 3, apesar do preço mais em conta, na minha opinião, não vale a pena. Ela é pequena, insegura e a variedade permitida de exercícios é extremamente reduzida.


ELÁSTICOS (RESISTANCE BANDS) - RELATIVAMENTE DISPENSÁVEL

Apresentado pelo P90X como uma opção efetiva para substituir os dois itens acima (pesos e barra de porta), o elástico não aparenta ser um bom investimento, de acordo com vários depoimentos do grupo Treino P90X. Ao menos em se tratando dos elásticos vendidos no Brasil, a qualidade é bastante duvidosa. Muitas pessoas relataram a baixa durabilidade do produto (no máximo, 1 semana) e também as lesões físicas sofridas ao serem atingidas pelos elásticos, que se romperam repentinamente durante os exercícios.


TAPETE DE IOGA (YOGA MAT) - RELATIVAMENTE DISPENSÁVEL

O tapete de ioga é um equipamento que traz mais conforto e higiene aos exercícios e também a alguns alongamentos do programa. No entanto, se você quiser economizar para investir em equipamentos mais importantes, como outros pesos, uma ou duas toalhas velhas funcionam como um bom substituto.



MONITOR CARDÍACO - RELATIVAMENTE DISPENSÁVEL

Em treinos de alto impacto, como o Plyometrics, um monitor cardíaco é de muita importância, visto que, para garantir uma boa performance é fundamental nunca ultrapassar sua FCM (frequência cardíaca máxima). Uma forma mais econômica é tomar seu pulso com o auxílio de um relógio com ponteiro de segundos. Aconselho a todos a leitura desse artigo sobre a grande importância da FCM na efetividade dos exercícios.



APOIO PARA FLEXÃO (PUSH-UP STANDS) - DISPENSÁVEL

Longe de ser um item necessário ao programa, o apoio para flexão pode ser a salvação para quem possui problemas no pulso, ou simplesmente para quem quer evitá-los. O apoio facilita também a resolução dos mais variados tipos de flexão, além de ser útil em outros exercícios, por exemplo, como o Crane Pose.


BLOCO DE IOGA (YOGA BLOCK) - DISPENSÁVEL

Leve e de tamanhos variados, o bloco de ioga torna possível alcançar a perfeição nas posições do Yoga X, de forma gradual. O bloco ajuda não só no equilíbrio dos iniciantes, mas também no aumento da elasticidade dos avançados. Como ele é sempre usado no chão, uma alternativa fácil e barata pode ser tanto uma caixa de leite quanto uma embalagem vazia qualquer.



3 comentários:

  1. Seu blog é muito bom. Vou comprar os pesos e a barra de porta. Tem algum site que possa me recomendar para comprar? Eu a minha irmã vamos começar e só está faltando os equipamentos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog amigo, eu tb treinei o P90X. Mas agora estou experimentando o Insanity, depois pretendo voltar para o P. Respondendo a pergunta do Bernardo, no netshoes.com.br, melhor site para estas compras.
    Até e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Ola Bruno tudo bem? Estou fabricando a barra do modelo mais completo, caso queira uma para esperimentar podemos fornecer para voce fazer os testes e dal seu aval do produto. acredito que esta mais forte que a importada e claro nao faltará ao mercado. Att Neto

    ResponderExcluir